Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados defende a presença de um profissional fisioterapeuta nas unidades de ensino fundamental da rede pública com o objetivo de instruir a população jovem sobre a prevenção de problemas na coluna vertebral.
A proposta (PL 637/15), de autoria do deputado Fausto Pinato (PRB-SP), prevê que a presença de um fisioterapeuta nas escolas públicas irá ajudar na prevenção de futuras doenças crônicas ou deformidades estruturais, que podem comprometer as atividades funcionais cotidianas.
Entre outras atribuições, o deputado considera que os profissionais poderão verificar a ocorrência e a prevalência de alterações corporais e posturais; analisar e verificar a possibilidade da influência das carteiras e do uso de mochilas de rodas nas possíveis alterações posturais encontradas; e relacionar as alterações posturais mais evidentes, entre outras atribuições.
“O período mais favorável para o surgimento das deformidades e distúrbios da coluna vertebral é o do período da crise da puberdade. Sendo este período favorável para a intervenção e consequentemente a correção da postura incorreta”, justificou Fausto Pinato.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo, e será apreciado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Câmara dos Deputados