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Terapeutas Ocupacionais contribuem para autonomia do aluno no ambiente escolar

Publicado em: Terça-feira, 26 de Janeiro de 2016, 19:12h - Por: Redação
O ambiente escolar é mais um campo de atuação para o terapeuta ocupacional. O profissional percebe o aluno em suas particularidades, para, a partir dessa análise, organizar a rotina e adequar o mobiliário do ambiente escolar. O objetivo é favorecer o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social do aluno. Veja as funções do Terapeuta Ocupacional na escola: - Observações e ou intervenções com relação à acessibilidade; - Adequação do mobiliário nos diversos ambientes da escola; - Participação no planejamento e nas práticas pedagógicas, assim como na elaboração do currículo funcional; - Orientação aos professores: Apoio Pedagógico (AP), Apoio Terapêutico (AP) e para os professores da sala de recursos multifuncionais, assim como para os demais funcionários da escola; - Observações e ou intervenções com o aluno portador de necessidades especiais, tais como: adequação postural, mobiliários em sala de aula e o uso de tecnologia assistiva que auxilie no processo de ensino e aprendizagem; - Proporcionar maior independência nas atividades de vida diária (AVDs) e nas atividades de vida diária instrumental (AVDIs), através de orientações e adaptações. Quando necessário o profissional de terapia ocupacional poderá determinar a necessidade de atendimento sistemático.