Com o intuito de firmar parcerias, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Chico Lucas, esteve reunido nesta quarta-feira (27) com o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14), Marcelino Martins. A assessora jurídica do Crefito14, Giovanna Nunes, também esteve presente.
Na ocasião, foi discutida a participação da OAB-PI em ações voltadas à sociedade, como campanhas educativas a serem realizadas em escolas de todo o Estado, a fim de promover cidadania e responsabilidade social. “A OAB sempre teve um papel fundamental no Conselho de Fisioterapia. Essa parceria tem sido de grande importância para garantir os direitos da população”, frisou Giovanna Nunes.
Marcelino Martins falou sobre a importância da presença de profissionais de fisioterapia 24 horas em CTIs e UTIs, o que não acontece na maioria dos hospitais e maternidades públicas e privadas do Estado.
O presidente do Crefito14 convidou a OAB-PI a integrar projetos para diminuir o número de crianças com deficiência em decorrência de violência sexual e para reduzir os casos de deficiência em virtude de acidentes automobilísticos. “Essa questão no trânsito hoje é muito importante, uma preocupação de toda a sociedade, porque hoje tem ceifado inúmeras vidas, principalmente de homens jovens. Temos o maior interesse de manter essa parceria”, comentou.
Outro tema tratado diz respeito à Lei da Acessibilidade (Lei 13.146/2015), que entrou em vigor em janeiro deste ano e garante atendimento multidisciplinar e domiciliar para a pessoa com deficiência. Chico Lucas garantiu apoio integral da Seccional por meio das Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Direitos da Saúde e Direito do Trânsito.
O presidente da OAB-PI convidou o Conselho de Fisioterapia a integrar o Fórum das Profissões Regulamentadas, que contará com a participação de diversos conselhos e entidades de classe do Piauí. “A OAB tem interesses comuns com o Crefito14, como aqueles que dizem respeito à saúde pública e do trabalhador, pertinentes à Ordem e à promoção da cidadania. Pretendemos discutir assuntos da sociedade, para que possamos fomentá-los a nível local”, frisou Chico Lucas, acrescentando que será estabelecida a periodicidade das reuniões, bem como as pautas de debate, em parceria com as demais instituições.
Fonte: OAB Piau