Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 10:15h

HUT é o primeiro hospital do Piauí a utilizar guincho em sessões de fisioterapia

Publicado em: Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015, 14:12h - Por: Redação

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é o primeiro hospital do Piauí a utilizar guincho durante as sessões de fisioterapia em pacientes internados. Esse equipamento, de acordo com o chefe da Fisioterapia do HUT, Ricardo Barros, pode trazer vários benefícios para esses pacientes tais como, a preservação do trofismo (força), tônus muscular, melhora na circulação sanguínea e status neurológico.

Para Marcelino Martins, presidente do Crefito14, os avanços da fisioterapia no estado apenas reforçam a relevância destes profissionais no processo de reabilitação dos pacientes. “A direção do Hospital de Urgência de Teresina e os Fisioterapeutas do HUT avançam ao incorporar este aparelho no processo de reabilitação de seus pacientes. É um ponto positivo para a fisioterapia piauiense. O Conselho agora irá formar uma Comissão de Estudos Avançados em Fisioterapia em Urgência e Emergência, incentivando o intercâmbio com outros centros mais avançados no Brasil e no exterior”, afirma

O fisioterapeuta Ricardo Barros, explica que o guincho possibilita a deambulação (ato de caminhar) do paciente, prevenindo assim a úlcera por pressão, que são lesões de pele graves, que podem surgir em pacientes acamados durante muito tempo.

“A fisioterapia do HUT trabalha para atenuar os processos degenerativos decorrentes de uma internação hospitalar prolongada, pois promove a manutenção da integridade muscular e a funcionalidade do corpo tornando o paciente apto ao retorno social com suas atividades habituais”, explica.

A dona M.C.R. (as iniciais da personagem foram preservadas nesta matéria) de 73 anos é umas das pacientes que já está sendo beneficiada pelo novo equipamento. Vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, ela está há mais de um mês acamada na UTI do HUT e sem previsão de alta. “Nesses casos trabalhamos para atenuar qualquer tipo de sequelas incapacitantes que possam surgir durante a recuperação do paciente”, destaca Ricardo.

Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, disse que o hospital está passando por uma renovação no seu parque tecnológico, adquirindo equipamentos de ponta que possam melhorar ainda mais a resolutividade e a qualidade do atendimento. “Já compramos tomógrafo, aparelhos de raio x, bombas de injeção para anestesia, arcos cirúrgicos e muitos outros equipamentos menores, mas que contribuem significativamente para a melhoria da qualidade da nossa assistência”, finaliza o diretor.