Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 12:01h

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola: Combata o Bullying, ajude ao próximo

Publicado em: Quarta-feira, 07 de Abril de 2021, 17:43h - Por: Ascom CREFITO-14

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola foi um projeto da Câmara (PLC) 7/2014 que deu origem à Lei 13.277/2016, aprovado de maneira simbólica pelo Plenário do Senado em 7 de abril, em memória às vítimas do massacre que ocorreu em  em 7 de abril de 2011, onde 12 crianças foram assassinadas a tiros na Escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. A tragédia, que ficou conhecida como massacre de Realengo, trouxe à tona o problema do bullying e motivou a instituição da data.

A data tem como propósito combater os casos de agressão e humilhação e melhorar o aprendizado. busca também chamar a atenção para a reflexão acerca desse que é um dos “males do século”, sobretudo entre os mais jovens, compete não só à escola – professores, gestores e a comunidade escolar – mas, acima de tudo, aos pais e familiares estarem atentos aos sinais que esse tipo de agressão, seja verbal ou física, produz em suas vítimas, bem como em seus agressores. O empenho no combate à violência, não se resulta somente no âmbito escolar, mas também em casa. 

O diálogo ainda continua sendo a principal via de acesso para que a ajuda chegue aos sofrentes, ouvindo-os para que os agressores também possam ser alvo de atenções e tratados. A cada dia crianças e adolescentes passam por traumas psicológicos e chegam a frequentar consultórios de terapia,  psicologia e psiquiatria, para assim buscar tratamento mental, por devido maus tratos psicológicos que podem chegar a ocasionar a ansiedade, depressão ou até mesmo levar ao suícidio. Por isso, busque sempre estar em diálogo e aberto para uma boa conversa seja familiar, amigo  ou pessoas próximas. Combata o Bullying, ajude ao próximo. 

#crefito14 #dianacionaldecombateaobullying #diadecombateaviolencianaescola #saudemental #tratamento #saude


Fonte: Bullying, Violência, Saúde Mental, Crefito14, Terapia Ocupacional.