Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 14:07h

Uma vida Feliz é uma Vida com Saúde, (7) de abril, Dia Mundial da Saúde

Publicado em: Quarta-feira, 07 de Abril de 2021, 09:30h - Por: Ascom CREFITO-14

Em 7 de abril de 1948, instituído pela OMS, o Dia Mundial da Saúde, tem o propósito conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação, tratamento e promoção da saúde no mundo e, por meio de campanhas de  conscientização, busca construir um mundo mais justo e saudável. A Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa.

De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Em todo o mundo, alguns grupos lutam para sobreviver com pouca renda diária, têm condições de habitação e educação mais precárias, menos oportunidades de emprego, enfrentam maior desigualdade de gênero e têm pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos e segurança alimentar e serviços de saúde. Isso leva a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis ​​e morte prematura. Diante de um ano difícil para todos, devemos buscar cada vez mais por uma alimentação equilibrada e hábitos de vida mais saudáveis para uma melhor qualidade de vida.

A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguida não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também da qualidade de vida. Em um ano muito difícil, pedimos não só o cuidado com a sua saúde em si, mas que tenha consciência e respeito aos profissionais da saúde, que estão há mais de um ano na luta pela saúde da população no combate a COVID-19. 

#crefito14 #diamundialdasaúde #qualidadedevida #saúde


Fonte: Saúde, Dia da Saúde, crefito14.