Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 20:21h

Dia do Jornalista, por meio da informação se faz histórias

Publicado em: Quarta-feira, 07 de Abril de 2021, 18:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente comemorado, em 7 de abril, o Dia do Jornalista, tem como objetivo homenagear os profissionais da mídia que tem como missão, apurar fatos, contar histórias, transformar vidas e combater a desinformação e as fake news, assim transmitindo uma informação de segura de diferentes segmentos e de diferentes lugares de todo o mundo de maneira imparcial e ética.

Há 190 anos, em 7 de abril de 1831, dom Pedro 1º abdicou o trono. Cem anos depois, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) instituiu essa data como Dia do Jornalista com objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos e homenagear a  Giovanni Batista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. O Badaró era um nome em ascensão entre os críticos do autoritarismo crescente do imperador.

Mais do que transformar os fatos em notícias, o jornalista busca a verdade dos fatos. Contribui com a cidadania. E tem o compromisso ético com a sociedade. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista sempre trabalha como base na imparcialidade e fontes de informação confiáveis. Parabéns aos jornalistas que, com muita luta, fazem da imprensa um dos pilares fundamentais da nossa democracia.

#crefito14 #diadojornalista #informacao #credibilidade #imparcialidade


Fonte: Jornalismo, informação, Credibilidade, Crefito14.