Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 07:07h

Dia Mundial de Combate a Meningite

Publicado em: Sábado, 24 de Abril de 2021, 09:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

O Dia Mundial de Combate à Meningite, anualmente celebrado em 24/04, destaca a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da melhoria das medidas de suporte àqueles que lidam com os efeitos potencialmente devastadores dessa doença mortal. Globalmente, mais de 5 milhões de pessoas são afetadas pela meningite anualmente; a cada dez pacientes, um morre em decorrência da doença e outros dois ficam com sequelas.

A Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. A vacinação é uma forma efetiva de prevenção.

Assim como para as outras enfermidades causadas por vírus, não existe tratamento específico para as meningites virais. Os medicamentos para combater febre e dor são úteis para aliviar os sintomas. Meningites bacterianas são tratadas com antibióticos aplicados por via endovenosa e sua administração deve começar o mais rápido possível para evitar complicações e sequelas. Meningites causadas por fungos ou pelo bacilo da tuberculose exigem tratamento prolongado à base de antibióticos e quimioterápicos por via oral ou endovenosa.

Alguns sintomas da meningite podem ser confundidos com os de outras infecções por vírus e bactérias. Não fique na dúvida: criança chorosa, inapetente e prostrada, que se queixa de dor de cabeça, precisa ser levada, o mais depressa possível, para avaliação médica de urgência. Os efeitos tardios da meningite podem ter um impacto permanente na vida do portador do vírus. A meningite meningocócica é uma doença grave que pode levar a óbito de 24h a 48h. Previna-se!


Fonte: Meningite, tratamento, patologia, crefito14.