Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 11:55h

Dia Mundial da Espondilite Anquilosante

Publicado em: Sexta-feira, 07 de Maio de 2021, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

Anualmente comemorado, em 7 de maio,  o Dia Mundial da Espondilite Anquilosante. Tem como objetivo alertar as pessoas, o diagnóstico precoce e  o tratamento adequado causam alívio da dor e podem prevenir a ocorrência de seqüelas e deformidades associadas a essa doença, permitindo que o paciente tenha uma vida social e profissional ativa. Pois ainda não existe a cura para a enfermidade.

A Espondilite Anquilosante (EA) é um tipo de reumatismo que causa inflamação principalmente nas articulações (juntas) da coluna vertebral. Manifesta-se mais frequentemente no sexo masculino, sendo 4 a 5 vezes mais frequentes nos homens que nas mulheres. Normalmente, os pacientes desenvolvem os primeiros sintomas no final da adolescência ou no início da idade adulta.

As Espondiloartrites correspondem a um grupo de doenças que apresentam como manifestações clínicas em comum: artrite, inflamação nos tendões e ligamentos que se ligam ao osso (entesites), e a presença de um marcador genético (HLA-B27) detectado pelo exame de sangue. Dentre essas manifestações podem variar de somente um quadro de dores nas costas contínua e significativa, até uma doença mais grave e sistêmica, acometendo várias outras juntas, os olhos, coração, pulmões ou e rins.

Não existe um tratamento ou protocolo fisioterapêutico para a Espondilite Anquilosante, único e centralizado, mas dentre algumas tipos de modalidades fisioterapêuticas, estão: Hidroterapia; Reeducação postural global; Eletroterapia; Termoterapia; Fototerapia; Pilates; Exercícios resistidos; Exercícios domiciliares. Um ponto muito positivo do uso de técnicas e modalidades fisioterapêuticas para esses pacientes é o estímulo a movimentar o corpo que traz junto aos milhares benefícios, o prazer (endorfina) liberado pela atividade física realizada.


Fonte: Cuidado, prevenção, crefito14.