Terça-feira, 16 de Abril de 2024, 01:12h

Dia Internacional de Luta contra à Endometriose

Publicado em: Sexta-feira, 07 de Maio de 2021, 18:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

Hoje, (07/05), comemora-se o Dia Internacional de Luta contra a Endometriose, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, bem como seu diagnóstico preciso e tratamento eficaz. Mulheres com endometriose devem ter muito apoio, tanto da família quanto dos amigos, pois a doença pode trazer algumas consequências emocionais. É muito importante que haja respeito e compreensão, porque dessa forma, será muito mais fácil passar por esse momento.

A endometriose é uma doença inflamatória, ocasionada por células do endométrio, que em vez de serem eliminadas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou cavidade abdominal, local em que voltam a se multiplicar e sangrar. O endométrio é uma mucosa que recobre a parede interna do útero, com sensibilidade às mudanças do ciclo menstrual. Além disso, é no endométrio que o embrião, após ser fertilizado, se implanta.

Quando não há fecundação, grande parte do endométrio é expelida durante a menstruação. O restante do tecido volta a crescer, e o processo ocorre novamente a cada ciclo menstrual. A patologia pode ser assintomática, porém, quando os sintomas surgem, os mais comuns são cólicas menstruais incapacitantes, dor durante as relações sexuais, dor e sangramento intestinal e urinário durante a menstruação; e infertilidade. Muitas pacientes não apresentam sintomas dolorosos, mas sim somente a infertilidade, situação que denominamos endometriose silenciosa.

O Fisioterapia Pélvica é um grande aliado no tratamento da endometriose, Ao frequentar sessões, a paciente percebe uma redução das dores pélvicas ou outros problemas diretamente relacionados, como, por exemplo, a postura antálgica, que é a posição encolhida, que a mulher se coloca para aliviar as dores, dentre outros. os exercícios contribuem para o fortalecimento da musculatura que compõe o assoalho pélvico, ajudando a reverter as alterações anatômicas provocadas pela existência de focos de endometriose. Realize exames regularmente. Cuide-se! 


Fonte: Endometriose, tratamento, crefito14.