Sábado, 20 de Abril de 2024, 12:11h

Só se ver bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos!

Publicado em: Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021, 09:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 13 de dezembro, celebra-se o Dia Nacional do Deficiente Visual. Data criada a partir do Decreto nº 51.405, de 26 de julho de 1961, assinado pelo então presidente do Brasil, Jânio da Silva Quadros. Que tem como o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e discriminação, incentivando o espírito de solidariedade humana.

A cegueira ou deficiência visual é caracterizada pela perda total ou parcial da visão, seja por consequências congênitas ou adquirida ao longo da vida. A data, que tem como objetivo consolidar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, visa também garantir os fundamentos de igualdade e solidariedade para todos os cidadãos.

É fundamental que todos percebam que os deficientes visuais podem realizar praticamente todas as atividades que uma pessoa sem esse problema realiza. Estudar e trabalhar, por exemplo, não são empecilhos para uma pessoa cega, que, inclusive, deve ser encorajada e estimulada a realizar essas atividades. Muitas pessoas com deficiência visual são bastante independentes, algumas, entretanto, podem precisar de ajuda. Não hesite em ser solidário nesses casos. O mundo torna-se um lugar melhor a cada atitude positiva.

 


Fonte: #crefito14 #diadodeficientevisual #fisioto #fisioterapia #terapiaocupacional