Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 07:00h

Acreditar tem o poder de transformar. #DiaNacionaldasAPAES

Publicado em: Sábado, 11 de Dezembro de 2021, 12:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Hoje, 11 de dezembro, comemoramos o Dia Nacional da APAES, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracterizada por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

No Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência. 

A APAES realiza, o acompanhamento a pessoa com deficiência, em todo o seu ciclo de vida, nas mais diversas especialidades, desde a prevenção a reabilitação, com atenção especializada. Apoio intensivo e atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência intelectual e múltipla incluído na escola comum nas séries iniciais de ensino fundamental.

Defesa e garantia de direitos de pessoas com deficiência nas mais diferentes instâncias, visando suas necessidades de desenvolvimento, saúde e bem-estar, e combatendo a violência e a exploração. Habilitações profissionais em variados ofícios, voltadas às aptidões dos aprendizes a fim de desenvolver suas atividades sociais. Desenvolvimento da autogestão, auto defensoria e convivência em família da pessoa com deficiência intelectual. Alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para a melhoria da qualidade de vida é inclusão da pessoa com deficiência


Fonte: #crefito14 #dianacionaldaapaes #apaes#inclusaosocial #fisioto