Sábado, 23 de Novembro de 2024, 09:14h
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) enviou ofício a todos os hospitais regionais e estaduais públicos reconhecendo a competência dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para solicitar e interpretar exames complementares.
A decisão foi encaminhada após acórdão do Tribunal Regional da 5ª Região, que entendeu a possibilidade de o profissional da Fisioterapia solicitar exames de forma a embasar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, em virtude de apelação encaminhada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14).
Portanto, a partir de então, todos os hospitais públicos do Estado deverão cumprir a determinação e acatar as eventuais requisições dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
"A qualificação técnica dos profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional para solicitar e avaliar exames está prevista desde as Diretrizes Curriculares dos Cursos. Negar essa possibilidade seria, antes de tudo, uma irresponsabilidade com a comunidade, que é a maior beneficiária do serviço. Então a Sesapi agiu de forma correta e contamos com o seu apoio para garantir o cumprimento dessa norma", conclui o presidente doCrefito, Marcelino Martins.