Sábado, 27 de Abril de 2024, 00:45h

Dia Nacional de Prevenção e combate à Hipertensão Arterial

Publicado em: Segunda-feira, 26 de Abril de 2021, 16:30h - Por: Ascom CREFITO-14

 

A Hipertensão Arterial é uma patologia que já atinge 35% da população brasileira, além de ser responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país. A data, instituída pela Lei n° 10.439/2002, e anualmente comemorada,  em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e combate a Hipertensão Arterial, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireóide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.

Prevenir e controlar os índices de hipertensão é de suma importância, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, os problemas cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no Brasil. Além disso, 50% dos hipertensos no Brasil ainda não sabem que têm o problema.

#crefito14 #diadecombateapressaoarterial #hipertencaoarterial #saude


Fonte: Combate, patologia, hipertensão arterial, crefito14.