Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 08:48h

Dia Nacional de Controle da Asma

Publicado em: Segunda-feira, 21 de Junho de 2021, 10:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Anualmente, em 21 de junho, é o Dia Nacional de Controle da Asma. A data visa homenagear as pessoas que sofrem com a doença e conscientizar a população a respeito dos seus sintomas e modos de prevenção. A Asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, com episódios recorrentes de falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito; pode piorar à noite ou com atividades físicas. 
 
No Brasil, a asma é uma das doenças crônicas mais comuns que afeta tanto crianças quanto adultos, sendo um problema mundial de saúde e acometendo cerca de 300 milhões de pessoas. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos. A asma é uma causa importante de faltas escolares e no trabalho. A gravidade dessa enfermidade varia de pessoa para pessoa, sendo classificada como leve, moderada ou grave. É uma das doenças crônicas mais comuns, afetando crianças e adultos, sendo considerada um problema mundial de saúde.
 
Os objetivos da fisioterapia são: reduzir o desconforto respiratório e a dispneia, melhorar a mecânica respiratória, melhorar a força muscular respiratória nos casos de fraqueza dessa musculatura, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, promover higiene brônquica, quando necessária, e melhorar a qualidade de vida. A asma pode ser controlada e a ajuda de um Fisioterapeuta Respiratório é importante. Previna-se!


Fonte: #crefito14 #asma #fisioterapiarespiratoria #controledaasma #tratamento #prevencao