Sexta-feira, 19 de Abril de 2024, 14:04h

Dia Mundial do Hemofílico, Cuide-se!

Publicado em: Sábado, 17 de Abril de 2021, 14:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

Anualmente celebrado em 17 de abril, o Dia Mundial do Hemofílico foi escolhido em homenagem a Frank Shnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia, que nasceu nesse dia. A data tem como objetivo incentivar todos a se envolverem para ajudar a aumentar a conscientização sobre os distúrbios hemorrágicos herdados e a necessidade de tornar possível o acesso a cuidados adequados em todo o mundo. 

A Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. A mutação que causa a hemofilia localiza-se no cromossoma X. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. Existem dois tipos de hemofilia: a hemofilia A, que ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue, e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário, em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta. A patologia e as suas implicações para quem sofre da doença, precisa ser tomada conhecimento para que a população em geral se conscientize para, assim,  reduzir preconceitos e facilitando a luta pelos direitos dos hemofílicos. Fique atento aos sintomas. Cuide-se!


Fonte: Hemofílico, saúde, crefito14.