Sábado, 23 de Novembro de 2024, 17:36h
Hoje, 11 de abril marca o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, data importante para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente em relação ao seu tratamento e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes. uma enfermidade descoberta há 201 anos e que já é considerada a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, perdendo apenas para o Alzheimer.
A doença degenerativa, crônica e progressiva afeta funções primordiais do corpo, como os movimentos e equilíbrio, e causa lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos, além de efeitos como depressão, alterações do sono entre outros. Isso acontece porque a doença vai alterando e corrompendo o sistema nervoso central, fazendo com que a transmissão de mensagens entre as células nervosas seja comprometida.
De acordo a Organização Mundial da Saúde, existem aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo com a doença. Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, o número pode dobrar até 2040. Embora ainda não exista cura, existem várias maneiras de controlar os sintomas. Para especialistas é importante o tratamento com equipe multiprofissional, incluindo Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta.
A fisioterapia para o indivíduo portador de Parkinson tem um papel importante no, pois irá proporcionar uma melhora no seu estado físico geral, tendo como objetivo principal a restauração ou manutenção da função, incentivo à realização das atividades de vida diária de forma independente. A Terapia Ocupacional explorar vários recursos no tratamento da Doença de Parkinson, com o objetivo de promover a auto-estima e autoconfiança; trabalhar a motricidade fina e grossa; trabalhar questões relacionadas com motivação, concentração e atenção; estabelecer vínculo afetivo, promover a socialização, entre outros.
#crefito14 #diamundialdeconsienstizacaodadoencaparkison #portadordeparkison
Fonte: Conscientização, Combate, Crefito14.