Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 06:25h

Dia Internacional da Talassemia. Trate!

Publicado em: Sábado, 08 de Maio de 2021, 18:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

Anualmente, comemora-se em 8 de maio, o Dia Internacional da Talassemia, enfermidade, também chamada de anemia do Mediterrâneo, é um tipo de anemia transmitida de pais para filhos. É originária de países banhados pelo Mar Mediterrâneo e chegou ao Brasil trazida por habitantes desses países. A data tem como objetivo promover um diagnóstico e tratamento mais precoce. Os pacientes com as formas graves e intermediárias da Talassemia, que também é um dos desafios mais essenciais para os pacientes acometidos pela doença.

A Organização Mundial da Saúde - OMS, estima que cerca de 60.000 crianças gravemente afetadas pela talassemia nascem a cada ano. A patologia faz parte de um grupo de doenças do sangue chamadas hemoglobinopatias. O sangue é formado por milhões de glóbulos vermelhos. As hemácias são arredondadas, achatadas e elásticas, e carregam dentro delas a hemoglobina que leva oxigênio para o corpo, possibilitando que todos os órgãos funcionem normalmente. A talassemia acontece quando há um defeito na produção dessas globinas.

Há dois tipos de talassemia a alfa e beta, que podem manifestar-se nas seguintes formas: minor, intermediária e major, provoca anemia profunda e outras alterações orgânicas importantes, como o aumento do baço, atraso no crescimento e problemas nos ossos. No Brasil, conforme dados da Associação Brasileira de Talassemia - Abrasta, existem 543 pessoas cadastradas com talassemia. Hoje, homenageamos a todos os pacientes, aos seus familiares e aos cientistas que, com dedicação, se esforçam para garantir uma melhor qualidade de vida para pessoas com talassemia em todo o mundo. 


Fonte: Talassemia, enfermidade, tratamento, crefito14.