Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 17:46h

Dia Internacional da Cruz Vermelha, que o mundo seja todos por todos, hoje e sempre!

Publicado em: Sábado, 08 de Maio de 2021, 15:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

O Dia Internacional da Cruz Vermelha, 8 de maio, foi instituído em homenagem à data de nascimento do suíço Henry Dunant (1828), que fundou a mais importante instituição de ajuda humanitária do mundo, em prol da solidariedade e da ajuda humanitária, pois são duas das características mais marcantes da Cruz Vermelha.

A Cruz Vermelha Internacional foi criada em 1863, a ideia surgiu depois da difícil experiência que teve nos campos de batalha na Itália, onde ajudou inúmeros soldados feridos. E está atualmente presente em cerca de 190 países e reúne aproximadamente 97 milhões de voluntários ao redor de todo o planeta. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

No Brasil, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) foi fundada em 5 de dezembro de 1908, por iniciativa do Joaquim de Oliveira Botelho, que se inspirou neste movimento internacional e decidiu implantá-lo no Brasil para ajudar a proteger e salvar vidas brasileiras. A Cruz Vermelha Brasileira (CVB)  segue todos os sete princípios internacionais que são fundamentos básicos que os voluntários devem exercer em função deste movimento humanitário. Que o mundo seja todos por todos, hoje e sempre!


Fonte: movimento humanitário, crefito14.