Sábado, 23 de Novembro de 2024, 19:36h
Anualmente comemora-se, em 10 de maio, o Dia Internacional de Atenção à pessoa com Lúpus, como proposta chama a atenção para o impacto que o lúpus tem sobre as pessoas, enfocando a necessidade de melhorar os serviços de saúde para o paciente; aumentar a pesquisa sobre suas causas e sua cura; diagnosticar e tratar precocemente a doença; melhorar os dados epidemiológicos em nível global e obter mais recursos para acabar com o sofrimento causado por essa doença que atinge mais de cinco milhões de pessoas.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Autoimune significa que o sistema imunológico não consegue diferenciar os agentes nocivos (vírus, bactérias, germes) dos tecidos saudáveis do corpo, criando autoanticorpos que atacam e destroem o tecido saudável. Esses autoanticorpos causam inflamação e dor e podem danificar praticamente qualquer parte do corpo, incluindo pele, coração, pulmões, rins e cérebro.
De acordo a Federação Mundial de Lúpus, são reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele , principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos. Uma dos fatores que podem levar ao desencadeamento da atividade do lúpus, como o sol e outras formas de radiação ultravioleta; tratar as infecções; evitar o uso de estrógenos e de outras drogas; evitar a gravidez em fase ativa da doença e evitar o estresse, esses são algumas condutas que os pacientes devem observar e evitar, na medida do possível.
#crefito14 #diainternacionalapessoacomlupus #atencaoapessoacomlupus
Fonte: Lúpus, enfermidade, prevenção, crefito14.