O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14) realizou, nesta sexta-feira (15), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí, a primeira etapa do Curso de Atualização em Fisioterapia e Oncologia Mamária, no Centro de Ciências da Saúde da Uespi.
O curso acontece até amanhã (16) e é voltado para profissionais e acadêmicos de fisioterapia, tendo como objetivo capacitar os profissionais da área acerca da importância do acompanhamento de profissionais da fisioterapia no diagnóstico precoce, prevenção e tratamento de câncer de mama.
“Um evento como este é de extrema importância, pois capacita ainda mais os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional do nosso Estado para que eles estejam cada vez mais preparados para as situações que envolvam o tratamento do câncer de mama, que é um dos de maior incidência no Piauí”, frisa o presidente do Crefito, Marcelino Martins.
A fisioterapeuta Patrícia Lima Ventura, especialista em saúde da Mulher e ministrante do curso, destaca que as taxas de câncer de mama no Piauí têm aumentado, principalmente nas mulheres, tendo o Estado ocupado o primeiro lugar na região Nordeste, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
“A fisioterapia ligada ao tratamento e prevenção de câncer de mama tem crescido bastante no país, logo, os profissionais precisam estar cada vez mais qualificados para atuarem neste segmento”, destaca.
Ainda segundo a fisioterapeuta Patrícia Lima Ventura, “a ciência está sempre evoluindo, e a fisioterapia é uma ciência, então temos que mostrar aos profissionais da área quais as atualizações para atendermos da melhor maneira o paciente oncológico”.
O curso de Atualização em Fisioterapia e Oncologia Mamária alerta, ainda, para as medidas de saúde pública que trabalham não somente a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também as possíveis complicações decorrentes da doença que possam vir a prejudicar o paciente, sejam elas de ordem física, psicológica, social ou até mesmo sexual.