O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14) deu início às fiscalizações nas cidades do interior do Estado. O objetivo é garantir o funcionamento correto de clínicas, consultórios e hospitais, além de dar orientações quanto a correta atuação dos profissionais.
Nos dias 17, 18 e 19 de março, a agente fiscal Maria Rocha Lemos e o coordenador geral do Crefito14, Anderson Freitas, estiveram em Picos, região Sul do Piauí, e fiscalizaram o Hospital Regional Justino Luz, a Clínica Escola da Faculdade R. Sá, clínicas e consultórios particulares em funcionamento no município.
"Essa foi a primeira fiscalização no interior do Estado. O trabalho é averiguar as instalações físicas de hospitais, clínicas e consultórios, o porte do registro profissional e o exercício legal da profissão", explica Maria Rocha Lemos.
Na oportunidade, os profissionais também recebem orientações dadas pelo coordenador geral, Anderson Freitas, no que se refere à emissão de registros profissionais e de certificados que autorizam o exercício da fisioterapia e da terapia ocupacional. "Vamos seguir com as fiscalizações pelo interior do Estado e orientar os profissionais sobre o exercício legal da profissão", completa Anderson Freitas.
Marcelino Martins, presidente do Crefito14, ressalta que o exercício legal da fisioterapia e da terapia ocupacional precisa ser garantido. "Somente profissionais habilitados podem atuar no acompanhamento dos pacientes. Com a fiscalização, o Conselho cumpre a sua função de zelar pelo bem-estar da população piauiense que precisa do atendimento especializado desses profissionais", encerra o presidente.