Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 07:23h
A valorização de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais na Saúde Municipal entrou em pauta durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na última quinta (18) e sexta-feira (19), no Atlantic City, em Teresina.
Segundo o membro diretor do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região – PIAUÍ (Crefito), Rodrigo Amorim, o momento foi uma oportunidade para defender a valorização da “Apresentamos propostas e diretrizes que contemplem a Saúde Funcional, em que o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional desenvolvam funções de promoção e prevenção nos hospitais e centros especializados de Teresina”, afirma Rodrigo Amorim.
A implantação do Programa Melhor em Casa e a ampliação do número de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), para atender, pelo menos, 50% das equipes básicas de Saúde de Teresina, foram algumas das propostas apresentadas.
“Além disso, propusemos um Fundo de Saúde, a exemplo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para o investimento nos profissionais da Saúde, como capacitações e melhoria salarial”, pontua Rodrigo.
A Conferência Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Teresina, teve como eixos temáticos o direito à saúde, a participação social, o financiamento e a gestão do SUS. Os eixos serão levados para as etapas estadual e nacional. O evento reuniu autoridades políticas, profissionais da saúde, gestores do Sistema Único de Saúde, conselhos de classes, além da população em geral.