O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14) está realizando uma série de visitas às instituições de Ensino Superior de Teresina que oferecem os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
As visitas ocorrem na abertura do semestre letivo e apresentam aos acadêmicos as principais ações e os projetos realizados pelo Crefito14. Nessa quinta-feira (4), na sede da UniNovafapi, os estudantes de Fisioterapia da instituição receberam a visita do presidente do Crefito14, Marcelino Martins, e da presidente do Crefito14 Jovem, Débora Alves.
Marcelino Martins ressalta que o principal objetivo é trabalhar a valorização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. “As duas profissões são fundamentais para compor as equipes de saúde. Estamos vivendo um novo momento onde o valor destes profissionais está sendo resgatado. O compromisso do Crefito14 com os estudantes e com os profissionais é trabalhar pelo reconhecimento e valorização das profissões, lutando por melhores condições de trabalho e contribuindo com a formação acadêmica”, reforça o presidente.
Débora Alves, presidente do Crefito14 Jovem, acrescenta que dentro das ações de valorização das duas profissões, o Crefito Jovem irá promover ações nas comunidades, universidades e faculdades da capital e do interior do Estado. “Os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais atuam na promoção e na prevenção à saúde e queremos oferecer para a sociedade piauiense todos os benefícios que as duas profissões oferecem. Além disso, o nosso objetivo é estimular a formação política dos acadêmicos e fortalecer a identidade profissional na busca pela valorização”, destaca.
Para 2016 o Crefito14 está programando a oferta de cursos e palestras e, para isso, já firmou parceria com a Universidade Estadual do Piauí e com a OAB Piauí. Um dos eventos que o Conselho apoia é o XII Conafisio, reconhecido como um dos maiores congressos realizados na região nordeste.