O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14) reuniu os universitários que compõem o Crefito14 Jovem para apresentar os detalhes da estratégia que tem por objetivo envolver os acadêmicos nas ações do Conselho. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (3), na sede do Conselho, em Teresina.
O presidente do Crefito14, Marcelino Martins, explica que a criação do Crefito14 Jovem segue a estratégia nacional do Sistema Coffito/Crefitos. “Queremos estimular a formação política e a valorização profissional entre os universitários. Além disso, o Crefito14 Jovem também irá promover ações voltadas para a cidadania e a responsabilidade social. Com isto, estaremos reforçando para toda a sociedade o quanto é essencial a inclusão da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas políticas públicas de saúde no Piauí”, reforça Marcelino.
O Estatuto do Crefito14 Jovem, assim como as portarias que nomearão os acadêmicos para os cargos de presidente, vice-presidente, diretor-secretário e diretor-tesoureiro deverão ser publicados no Diário Oficial da União nos próximos dias. O Crefito14 Jovem, a exemplo do Crefito14, organizará as suas ações através da comissão científica; comissão de eventos; comissão de apoio e orientação ao discente; comissão de publicidade e comissão de mobilização política e movimento estudantil.
Débora Alves, presidente do Crefito14 Jovem, ressalta que o projeto irá contribuir positivamente para a formação dos futuros fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Teremos muitos projetos nas comunidades e nas universidades e faculdades da capital e também do interior do Estado. O objetivo é estimular a formação cidadã dos futuros profissionais e oferecer à sociedade todos os benefícios que as duas profissões oferecem”, pontua.
Bruna Noleto, vice-presidente do Crefito14 Jovem, convoca todos os acadêmicos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional para participar ativamente dos projetos elaborados pelo Crefito14 Jovem. “A valorização das nossas profissões deve ser um compromisso de todos os acadêmicos. Contamos com a participação de todos os alunos nos projetos e ações sociais que iremos elaborar. Será uma experiência valiosa para a nossa formação profissional”, destaca.
Para ressaltar a importância do trabalho em equipe e a valorização das características pessoais para o sucesso das ações do Crefito14 Jovem, a fisioterapeuta e Coaching, Caroline Queiroz, aplicou um teste que revelou detalhes da personalidade dos acadêmicos que irão compor o Conselho. “As personalidades são únicas e complementares, pois, as equipes precisam ser coesas para alcançar os objetivos. Conhecendo as características de cada integrante do Crefito14 Jovem as chances de tomar decisões acertadas e o sucesso do projeto serão sempre maiores”, enfatiza Caroline.
Participaram do encontro, a diretora-secretária Nayana Coelho, a agente fiscal Maria Rocha Lemos, e o fisioterapeuta Diego Cerqueira, que representa o Crefito14 no Conselho Estadual de Saúde.
Confira a lista de acadêmicos que compõem o Crefito14 Jovem:
Débora Carvalho Alves
Bruna Correia Noleto
Victor Hugo Pereira Aragão
Aylana Patrícia Rodrigues Costa
Isabela Cristina de Brito
Marcela Maria da Silva
Risolene Soares da Silva
Iara Cunha Silva
Raul Denner Duarte Araújo
Francisco Robson de Oliveira Alves
Vinícius Ribeiro dos Santos
Francisco das Chagas de Araújo Silva
Carlos Alexandre de Carvalho Costa
Fagner Magalhães
Regina Mavia