Sábado, 23 de Novembro de 2024, 11:18h
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) decidiu reconhecer a atuação do Fisioterapeuta na assistência à Saúde nas Unidades de Emergência e Urgência. A decisão foi publicada na Resolução nº 501, no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (25).
O Coffito levou em consideração o fato de os fisioterapeutas serem integrantes de equipes da área da Saúde em diversos setores hospitalares, como: Unidades de Terapia Intensiva-UTIs, Emergências, Pronto Atendimentos e outros setores.
O presidente da Comissão Provisória do Crefito 14, durante o período do processo eleitoral, Wilen Heil e Silva, destaca que “esta é mais uma vitória da classe e que tanto a sociedade como os profissionais da área são beneficiados com a resolução que legitima ainda mais o trabalho dos fisioterapeutas”.
Na resolução, o Coffito destacou ainda que a Fisioterapia é listada nas normas do Ministério da Saúde referentes ao serviço de urgência e emergência no Brasil e pontuou ainda o reconhecimento internacional quanto à presença do fisioterapeuta como profissional habilitado a compor o chamado Time de Resposta Rápida (sistema de atendimento intra-hospitalar com objetivo de prevenção de agravos de pacientes internados).