Quinta-feira, 28 de Março de 2024, 23:01h

Aprovado o Projeto de Lei 191/2020, de Autoria do Deputado Fábio Novo

Publicado em: Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021, 07:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Na última terça-feira, 30 de novembro, foi Aprovado o Projeto de Lei 191/2020, de autoria do Deputado Fábio Novo, Lei que dispõe e regulamenta  sobre a permanência do Profissional Fisioterapeuta nas Maternidades Públicas e Privadas do Piauí. A Lei ainda aguarda a sanção pelo Governador  Wellington Dias.

Uma conquista para os profissionais de fisioterapia que atuam na obstetrícia e na Atenção à Saúde da Mulher. Os Profissionais que após a sanção, devem estar disponíveis em tempo Integral para a assistência às pacientes internadas na maternidade, durante o horário escalado para a atuação na instituição.

O fisioterapeuta é de suma importância, na atenção à Saúde da Mulher desde o pré-parto, parto até a intervenção no pós parto. Assim, auxiliando as mamães para a prevenção de complicações relacionadas a  imobilidade, com o uso de recursos fisioterapêuticos para a prevenção e tratamento das algias, no alívio de dor e cicatrização no parto cesáreo, no auxílio ao aleitamento materno e melhora a funcionalidade da mulher para o autocuidado e cuidado com o recém-nascido.

A presença do Fisioterapeuta contribui não só para o melhor custo-efetividade da assistência prestada às mulheres no âmbito das maternidades, como também vêm ao encontro  aos preconceitos de humanização da assistência obstétrica, contribuindo para que as mulheres no processo de parturição, assim recebendo uma assistência humanizada e segura no âmbito da Maternidade. 

Avante Fisioterapia!


Fonte: #crefito14 #fisioterapia #saudedamulher #pl #aprovada