Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024, 17:32h
Hoje, 18 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). A data é o aniversário de Hans Asperger, pediatra austríaco que deu nome à Síndrome. O Dia visa destacar a importância da integração das pessoas com a Síndrome de TEA na sociedade, sensibilizar a população para esta doença, sua relação com o espectro do autismo e o seu impacto nos indivíduos que com ela vivem.
A Síndrome de TEA é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e na comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Distingue-se do autismo clássico pois não implica atraso global cognitivo ou em termos de linguagem.
A intervenção da Terapia Ocupacional no tratamento da Síndrome de TEA, remete a três grandes áreas nas quais são de extrema importância na infância: AVD (atividades da vida diária), atividades relacionadas ao trabalho escolar e o brincar. Onde a criança aprende sobre o mundo quando interage com ele, usando as informações que lhe chegam pelos sentidos, essas interações se dão através do brincar, sendo este o principal recurso utilizado pela Terapeuta Ocupacional.
O Terapeuta Ocupacional, além de se comunicar na fase infantil, tem o objetivo global de ajudar a pessoa com autismo a melhorar a qualidade de vida em casa e na escola, assim, ajudando a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que as pessoas com asperger possam chegar à independência. A linguagem do amor ultrapassa qualquer diferença.
#crefito14 #sindrometea #terapiaocupacional
Fonte: #crefito14 #sindrometea #terapiaocupacional