Terça-feira, 16 de Abril de 2024, 17:11h

A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo, Dia Mundial do Livro

Publicado em: Sexta-feira, 23 de Abril de 2021, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

Em 23 de abril de 1995, foi criado o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, que tem como objetivos principais o reconhecimento e a exaltação da importância do livro e do escritor para o desenvolvimento intelectual da humanidade. Do papiro à tela dos mais sofisticados aparelhos eletrônicos, o percurso do livro pela história é longo. Esse produto cultural é importante instrumento de difusão de conhecimento, além de fonte inesgotável de entretenimento. O escritor, não obstante, agente fundamental para a existência do livro, não poderia ser esquecido nessa data. Assim é que a celebração do livro foi associada ao reconhecimento dos direitos autorais.

O livro como a materialização física e simbólica da criatividade humana. Por meio do livro, compartilha-se conhecimentos sistematizados por todas as ciências  exatas, biológicas e humanas, o que possibilita o desenvolvimento da humanidade em múltiplos aspectos: econômicos, científicos, sociais, políticos, sociológicos, históricos, antropológicos, dentre outros. Além de propiciar a difusão de conhecimento de variadas áreas do saber, o livro também é um importante meio de entretenimento. 

Ao defender os direitos autorais e o acesso livre ao fruto da genialidade humana, defende-se, portanto, a criatividade, a diversidade e a igualdade de acesso ao conhecimento. O livro e o seu autor têm um papel fundamental, difundir conhecimentos e, com isso, fomentar o desenvolvimento da sociedade, além de que podem colocar o ser humano diante de situações que despertam suas emoções, impulsionando-o à sensibilidade e à intensificação de sua humanidade em um mundo cada vez mais carente de humanização. A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.

#crefito14 #diadolivro #conhecimento


Fonte: Livro, conhecimento, crefito14.