Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 00:46h

A democracia é conquistada por meio da liberdade de expressão

Publicado em: Segunda-feira, 03 de Maio de 2021, 12:00h - Por: Ascom CREFITO-14

Em 3 de maio de 1993, foi proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, momento para avaliar a liberdade de imprensa em todo o mundo, defender a mídia contra ataques à sua independência e prestar homenagem a jornalistas que teve sua vida ceifada no exercício de sua profissão. Para assim, dar o direito a todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.

A Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação que sempre existiu por meio da censura, que ao contrário da Liberdade de Imprensa, é comum nos regimes ditatoriais não democráticos. A luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer. A liberdade de expressão é um direito fundamental.

Durante a Ditadura Militar no Brasil, foram cometidos muitos crimes contra a liberdade de imprensa, e a convenção desta data é para alertar sobre as impunidades e perseguições cometidas contra os  jornalistas que sofrem com agressão física e verbal, por apurarem  informação e publicá-las. Esta data é o momento de reconhecer os esforços dos jornalistas de todo o mundo para fornecer informações de qualidade em meio ao caos que vivenciamos, diante a pandemia do novocoravírus/Covid-19. Por meio dos profissionais da mídia, temos acesso a informações com veracidade por meio de evidências.

#crefito14 #diainternacionaldaliberdadedeimprensa #liberdadedeimprensa


Fonte: Liberdade de impressa, censura, direito, crefito14.