Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 10:00h

Presidente do Crefito-14 participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Publicado em: Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 15:51h - Por: Redação
Crefito-14
Dr. Rodrigo Amorim, presidente do Crefito-14, com colegas da conferência

Após a realização de aproximadamente três mil conferências municipais preparatórias, a mobilização de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para discutirem e consolidarem propostas relacionadas à saúde, acontece desde domingo, 4, a 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, e segue até amanhã, quarta-feira, 7.

Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, na abertura da conferência

O presidente do Crefito-14, Dr. Rodrigo Amorim, está participando do grandioso evento. O fisioterapeuta chamou a atenção para a riqueza da diversidade de temas e a representatividade de todos os locais do país: “A conferência é um grande momento de congraçamento do segmento Saúde em nível nacional. É uma experiência enriquecedora trocar informações com colegas de todo o país e compreender o quanto somos diversos. E também lutar pela inserção dos profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional no controle social.”

O maior evento de participação social do país ocorre no momento em que o SUS resiste às graves ameaças que vem sofrendo, em um contexto de retrocessos sociais. 

A conferência é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas.

O Dr. Rodrigo Amorim pontuou que “a oportunidade de fazer parte do processo de construção das políticas públicas que vão nortear o dia a dia da Saúde brasileira é de grande responsabilidade, tendo em vista as demandas gigantescas para um país de dimensões continentais.”

Realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, o evento reúne representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O relatório final da 16ª Conferência vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Plenária de Abertura

Com o tema central “Democracia e Saúde”, a 16ª Conferência Nacional de Saúde é realizada pelo Ministério da Saúde e organizado pelo Conselho Nacional de Saúde. Este ano, o evento resgata a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Foi primeiro grande momento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. Um marco à democracia participativa e para o SUS, já que o resultado do grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira, sancionada em 1988.