Sábado, 23 de Novembro de 2024, 11:24h
A fisioterapeuta piauiense Patrícia Lima Ventura foi uma das palestrantes do VI Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia, que acontece de 23 a 25 de maio em São Paulo (SP).
Patrícia participou da mesa redonda sobre Eletroterapia em Oncologia e falou sobre a Terapia por Ondas de Choque, uma nova forma de tratamento que vem sendo discutida na oncologia.
"A Terapia de Onda de Choque Extracorpórea (TOCE) tem sido recentemente estudada e apresentando evidências importantes como uma terapia alternativa não invasiva que induz a linfangiogênese terapêutica, o que tem despertado atenção para o seu uso no tratamento do linfedema. O linfedema secundário ao tratamento do câncer é um desafio na manutenção da saúde física e a TOCE pode ser uma nova alternativa de tratamento”, explica.
Durante a palestra, a fisioterapeuta também comentou sobre as vantagens do tratamento. “Há relatos da TOCE na fibrose e na melhoria da elasticidade da pele e bem-estar da pele. Dentre as vantagens da terapia de ondas de choque se destacam a baixa incidência de complicações e por ser uma técnica não invasiva. Muitos questionamentos existem e precisam de esclarecimentos”, conclui.
Com o tema “Dez anos de Fisioterapia em oncologia: desafios, conquistas e perspectivas”, o VI Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia tem como objetivo ser um evento de alto padrão científico e de grande magnitude, ao propiciar a profissionais e graduandos de fisioterapia conhecimentos específicos e evidências atuais da área de fisioterapia em oncologia. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (ABFO).