Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 07:37h
Nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Enurese (ou xixi na cama), que tem como finalidade chamar atenção e orientar as famílias sobre a importância de se fazer o diagnóstico e buscar tratamento para as crianças que têm essa disfunção.
A enurese é a perda involuntária de urina durante o sono. A partir dos cinco anos de idade, a maioria das crianças já adquiriu o controle da micção. Quando isso não acontece até os sete anos de idade, a enurese passa a ser um problema na socialização da criança. Os mecanismos não são emocionais, são principalmente fisiológicos.
A fisioterapeuta Karol Carvalho, pós-graduada em Fisioterapia Pélvica, explica sobre os procedimentos utilizados no tratamento dessa disfunção nas crianças. “É feito um trabalho de reeducação, onde, muitas vezes, indicamos o uso do alarme para enurese noturna e do diário sol e chuva. Já no consultório, a criança recebe tanto estímulos na região da bexiga, para condicionar o armazenamento, como o biofeedback, que é um treinamento para algumas crianças que não têm a percepção do relaxamento dessa região para fazer xixi. Também utilizamos a terapia comportamental, como estratégias de ingestão de líquido e horários programados para ir ao banheiro”, comenta.
Karol explica, ainda, sobre a importância de informar à população sobre os efeitos positivos dessas técnicas. “Existem vários trabalhos que comprovam que a fisioterapia pode ser indicada para essas crianças. Ainda há muita desinformação por parte dos profissionais de saúde e também por parte dos pais, que, às vezes, sequer procuram tratar essa disfunção, daí a importância do Dia Mundial de Conscientização da Enurese”, conclui.