Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024, 03:38h
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) implantou no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, o Projeto Terapia Verde, destinado a pacientes que estão em UTI.
A terapia verde consiste em fazer a fisioterapia de reabilitação do paciente ao ar livre, fora do espaço hospitalar (passeio terapêutico). O projeto já colhe resultados positivos com a alta mais rápida dos pacientes.
Segundo a fisioterapeuta Lorena Lima, estar ao ar livre melhora os níveis de ansiedade desses pacientes e acelera a alta clínica deles.
"A maioria responde melhor aos medicamentos depois de ter a chance de ficar ao ar livre ou até mesmo ver os familiares, já que as visitas são restritas na UTI. Os pacientes que podem deixar a terapia intensiva são aqueles que apresentam estabilidade no quadro de saúde, independente do tempo que estão no hospital", explica.
O diretor da unidade de saúde esclarece que, para não correr riscos, o paciente não sai do hospital.
"Fazemos a fisioterapia em local arborizado, fora da UTI, mas sem deixar a unidade de saúde. Em Piripiri, vamos para o estacionamento do hospital, onde fazemos a fisioterapia no começo da manhã ou no fim da tarde. A atividade dura entre 20 minutos a 1 hora", afirma Gabriel Mauriz, diretor do hospital.
De acordo com o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o projeto busca humanizar o tratamento e acelerar a alta do paciente.
"Com esse retorno positivo, o objetivo da Sesapi é fortalecer a terapia. O paciente passa menos tempo na UTI, uma vez que apresenta melhora mais rápida no quadro clínico e antecipa a volta para casa", afirma.
Reprodução: Ascom SESAPI