Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024, 15:53h
O Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) e estudantes de Fisioterapia estiveram, hoje, 26 de agosto, na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o intuito de levar ações educativas e noções de prevenção no trânsito aos condutores que passaram pela Avenida João XXII, através do Projeto Salve.
A iniciativa é uma parceria do Crefito 14, com a Polícia Rodoviária Federal, Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), dentre outras instituições. O evento ocorreu em prol da Semana de Mobilização para o Combate ao Uso de Drogas e Álcool nas Estradas. O nome “Salve” é uma homenagem aos irmãos Júnior Araújo e Bruno Queiroz, que tiveram suas vidas ceifadas por um motorista alcoolizado, em junho de 2016.
Marcelino Martins, presidente do Crefito 14, avalia que o Projeto Salve é uma chance de alertar os motoristas sobre os perigos de dirigir alcoolizado, contando também com a distribuição de materiais educativos que ajudam no fortalecimento de boas atitudes no trânsito. “Dirigir sob efeito de substâncias ilícitas é crime e oferece perigo à vida. Nossa ação é muito importante e, com certeza, serve de alerta importante aos condutores. As leis de trânsito precisam ser repassadas desde a infância. Traumas de trânsito é a principal causa de lesões em jovens”, destaca o presidente.
Em parceria com o Crefito 14, o Crefito 11 desenvolveu materiais explicativos com importantes dicas sobre a temática Fisioterapia e Prevenção de Acidentes de Trânsito. O evento contou também com a palestra aos estudantes do curso de Fisioterapia, ministrada pelo professor Monteiro. “Evitar problemas depende das nossas atitudes no trânsito e todos os dias milhares de brasileiros sofrem acidentes e ficam com graves lesões. Esta oportunidade é fundamental para trocarmos conhecimentos”, destaca o professor.
Para Stanley Keynes, chefe da seção de Policiamento e Fiscalização da PRF, as ações de intensificação e prevenção do trânsito são fundamentais em Teresina. “As pessoas necessitam tomar consciência que atitudes imprudentes muitas vezes proporcionam graves consequências. Os projetos educativos auxiliam os condutores neste processo. A paz no trânsito depende de cada um de nós”, afirma.
O SEST e SENAT disponibilizam assistência psicológica e auxílio no combate de vícios causados pelo álcool drogas. De acordo com a Cristiane Cipriano, coordenadora de Desenvolvimento do SENAT, o evento já faz parte do calendário anual e incentiva os motoristas a respeitar o outro no trânsito. “Não podemos deixar de falar sobre a importância de dirigir ou pilotar de maneira segura. Nossa missão é fundamental e ajuda no processo de conscientização e alertas sobre os riscos de fazer uso de substâncias ilícitas, assumindo o controle do carro ou moto. Estamos felizes com esta parceria”, conclui.