Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 22:46h
O Serviço de Fisioterapia do HUT com apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) vem crescendo com melhor estrutura organizacional , assistência fisioterapêutica em todos os setores do hospital, adequação de recursos tecnológicos, implementação de protocolos, gestão de seus processos de trabalho e mensuração de indicadores assistenciais.
Atualmente o HUT está estruturando uma Sala Multiuso para Reabilitação que será equipada com prancha ortostática, barra paralela, aparelho de ultrassom, eletroestimulador, guincho, dentre outros recursos fisioterapêuticos para reabilitação. Thiago Barreto, RT de fisioterapia, comenta que a Sala será importante para o tratamento e recuperação da capacidade funcional dos pacientes internados e vai ser um meio importante para otimizar as rotinas de mobilização do paciente de forma sistematizada.
A Equipe de Fisioterapia do HUT destaca-se no Estado e já foi referência nacional por estar na vanguarda de uma assistência baseada em evidências, promove curso de aperfeiçoamento e educação continuada, implementa e aperfeiçoa o Programa de Mobilização Progressiva, mensura indicadores que são fundamentais para criar estratégia de melhoria continua da qualidade assistencial.
Neste ano de 2022 a média da Taxa de Mobilização Precoce nas UTIs é de 83%, até o mês de novembro foram aproximadamente 80 mil atendimentos realizados em todo hospital. Foi formada a CEQUASF - COMISSÃO DE ÉTICA E QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA que tem função educativa,consultiva e de averiguação do exercício ético profissional na assistência fisioterapêutica; os fisioterapeutas passaram a encaminhar diretamente os pacientes de alta para reabilitação ambulatorial e já foram encaminhados mais de 700 pacientes; o projeto Cuidador Capacitado foi implantado em Outubro e é liderado pela fisioterapia, faz parte das ações multiprofissionais com o objetivo de promover a segurança do paciente, orientando cuidadores e acompanhantes de pacientes com programação de alta viabilizando a desospitalização e a transferências de cuidados para o ambiente domiciliar.
Para Danila Vieira, Coordenadora de Fisioterapia, é gratificante ver a evolução da nossa categoria e de cada profissional, as perspectivas para o ano de 2023 são muito boas, projetamos a adequação da Unidade de Cuidado Prolongados, Sala Multiuso, traremos nomes e referências nacionais para treinamento da equipe, estaremos através da CEQUASF cada vez mais próximos da equipe e dos processos de trabalho, contribuindo para nosso crescimento dentro do Serviço. A segurança e Assistência de excelência ao nosso paciente, é o nosso maior objetivo.