Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 12:40h
A administração superior da Universidade Estadual do Piauí – UESPI – visitou nesta quarta-feira (10), o prédio do CSU (Centro Social Urbano), no Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. O Reitor Nouga Cardoso e professores da UESPI estiveram acompanhados de líderes comunitários da região e dos deputados estaduais João de Deus (PT) e Zé Santana (PMDB).
A visita teve o objetivo de avaliar as condições para instalação de um anexo da UESPI no local, onde devem funcionar Clínicas Escolas do Centro de Ciências da Saúde e o curso de Educação Física. A UESPI já enviou ofício ao Governo do Estado pedindo a cessão do prédio para uso da UESPI.
Para o reitor Nouga Cardoso o uso do espaço é importante tanto para a UESPI como para a comunidade, que terá a oportunidade de ver uma instalação pública, hoje em estado de deterioração, tendo um destino educativo e social. O reitor afirma que, além dos cursos da área de saúde e educação física, ainda podem usar o espaço diversas atividades de extensão dos variados cursos da UESPI.
O professor de Fisioterapia da UESPI e Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia, Marcelino Martins afirma que “a ideia é integrar todas as ações que envolvem a melhoria da qualidade de vida para os moradores. isto será possível através das ações sociais que os cursos de fisioterapia e terapia ocupacional poderão realizar”.
Atualmente apenas duas salas são ocupadas no prédio: uma para serviços de alistamento militar e outra para o Sine – Serviço Nacional de Empregos. O restante do prédio permanece vazio e em mau estado de conservação. A administração superior da UESPI conta com o apoio dos deputados e acredita que a proposta interesse igualmente ao Governo do Estado.
O Deputado Zé Santana já havia solicitado um estudo técnico para implantação de um pólo da UESPI na Zona Sul. Posteriormente, lideres comunitários do Parque Piauí e região, se reuniram com o reitor Nouga Cardoso e sugeriram o uso do prédio onde funcionou o CSU, que fica na Praça da Integração. O prédio é uma construção grande, com piscina, mas vive praticamente abandonado, sendo ocupado por usuários de drogas. “Cerca de 20% dos estudantes da UESPI residem na zona sul e o CSU está ocioso. Então esse espaço vai ser urbanizado e devidamente utilizado”, afirma o Deputado Zé Santana.
Fonte: Assessoria de Comunicação - UESPI