Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 20:40h
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio de Nota Pública, reafirmou seu posicionamento em favor à modalidade presencial de oferta para os cursos da área da saúde. O CNS considera esta condição adequada para a formação de qualidade dos profissionais de saúde.
O Conselho defende que a formação em saúde pressupõe a integração entre ensino, serviços e comunidade, prevendo a convivência e a presencialidade, justamente pelas peculiaridades e características que a área da saúde abarca, isto é, de integração com o ser humano. Além da prática de trabalho em equipes interprofissionais, reafirmando ser imprescindível o desenvolvimento de habilidades, atitudes, valores e competências ocorrido na presencialidade, sob acompanhamento docente.
Desse modo, o CNS reafirma a presencialidade como condição fundamental à adequada formação em saúde, visto que o objeto do trabalho na saúde é a promoção da vida e a produção da saúde em cada território, conforme diretriz que atravessa o ensino da saúde desde o início da formação universitária no Brasil.