Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 17:11h

Fisioterapia e Saúde Mental

Publicado em: Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022, 08:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

A atuação do Fisioterapeuta no âmbito da saúde mental tem o objetivo oferecer ao paciente/cliente a manutenção do estado de saúde e concomitantemente a reabilitação de sua capacidade funcional, restaurando sua integridade física, social e mental, proporcionando com isso um aumento na independência e qualidade de vida do indivíduo.

O profissional de Fisioterapia, tem se tornado cada vez mais necessário nas equipes de saúde mental, devido à busca por terapêuticas capazes de minimizar as alterações corporais apresentadas pelas pessoas vítimas de transtornos mentais. 

Dentro do conjunto de manifestações que caracterizam os transtornos mentais, ocorrem alterações na estrutura corporal e no movimento, tais como dificuldades na execução dos movimentos, tensões e rigidez muscular crônica, alterações posturais, padrão anormal de respiração e prejuízo da expressão corporal.

A participação do fisioterapeuta se torna essencial nos trabalhos de intervenção corporal no campo da saúde mental, tendo como foco principal o retorno à realidade do corpo, tão distanciada, para o portador de transtorno psíquico. A fisioterapia dispõe de inúmeras possibilidades terapêuticas capazes de aprimorar a funcionalidade motora, auxiliando a reestruturação, estimulando a funcionalidade e autonomia, auxiliando os aspectos físicos e psíquicos do indivíduo, promovendo, assim, seu processo de reabilitação.


Fonte: #crefito14 #fisioterapia #saudemental