O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14° Região (Crefito 14) esteve presente, neste domingo (20), no 7º Torneio Interno de Jiujtsu da Academia ZR em Teresina, no Ginásio do Sesc Ilhotas, zona Leste da capital. O Conselho foi representado pela assessora jurídica e juíza de prova, Daniela Francatti, e pelo fisioterapeuta Hannyeric de Oliveira.
O evento reuniu cerca de 170 atletas com idade entre 6 e 50 anos, de ambos os sexos. Os participantes colaboraram doando alimentos não perecíveis para serem entregues para uma ONG da capital.
De acordo com Daniela Francatti, que coordenou as mesas de julgamento dos atletas, o evento recebeu apoio do Crefito 14 com a disponibilização de um fisioterapeuta para atendimento de possíveis lesões dos atletas na competição, além de atender casos de urgência e emergência, quando necessário.
Foram várias disputas entre os atletas, inclusive com confronto entre homens e mulheres até 15 anos, competindo de igual para igual. Houve, também, confronto entre os atletas que estão iniciando com os mais experientes. Muitos receberam medalhas e reconhecimento pelo desempenho no tatame.
O fisioterapeuta Hannyeric de Oliveira lembra que o trabalho do profissional de fisioterapia começa antes de uma competição, ainda na academia. “O nosso objetivo é corrigir posturas, fazer trabalho de flexibilidade, mobilidade, além de tratar atletas que já tenham se lesionado, mas, em competições como essa, atendemos os casos de urgência e emergência”, frisa Hannyeric, que atua na área esportiva.
“O evento foi um sucesso. Sem nenhuma ocorrência médica, graças a Deus. Todos os atletas ficaram satisfeitos com o campeonato, e, por se tratar de um campeonato interno, não há equipe vencedora. O Crefito 14, em nome do nosso presidente Marcelino Martins, está de parabéns pelo incentivo ao esporte”, destaca Daniela Francatti, da equipe organizadora.