Representantes de entidades regionais e nacionais de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais participaram, neste sábado (23), da 1ª Jornada Piauiense de Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. O evento, que discute os avanços e desafios da categoria no Piauí, segue até às 17h no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (FACIME).
Na abertura da Jornada, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí (Crefito 14), Marcelino Martins, destaca a importância da oficialização de uma instituição no Estado para a garantia das prerrogativas da categoria.
“Oficializamos o Crefito 14 em dezembro do ano passado e já realizamos ações importantes para nossa classe, como a agilidade na expedição das carteiras provisória e definitiva do profissional da área de fisioterapia e terapia ocupacional”, enfatiza.
De acordo com o membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), Marcelo Dourado Costa, “a união dos profissionais vem auxiliando na garantia dos direitos da categoria, daí a importância de mobilizar estudantes e profissionais para que se aproximem das entidades de classe regionais e nacionais”.
Também participaram do evento o presidente do Sindicato dos Médicos Intensivistas do Piauí, Kelson Veras, e o representante do Conselho Regional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco (Crefito 1), Silano Barros.