Sábado, 23 de Novembro de 2024, 20:20h
O Dia Nacional da Imprensa era lembrado sempre no dia 10 de setembro, data que começou a circular o primeiro jornal publicado em terras brasileiras, a Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808. Contudo, em 1999, a comemoração do Dia Nacional da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrado no dia 1º de junho porque foi nessa data que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.
Esse jornal iniciou suas publicações também em 1808, mas era clandestino e começou a circular cerca de três meses antes. Assim, em 1999 esse fato foi, oficialmente, reconhecido e a Lei n.º 9.831, de 13 de setembro de 1999, foi modificada, transferindo o Dia Nacional da Imprensa para 1º de junho. Lei sancionada pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
A data é marcada pelo aumento descontrolado de violência contra os jornalistas e a liberdade de imprensa. O jornalismo recuperou parte de sua credibilidade e se mostrou mais do que necessário numa sociedade democrática. Se a informação é o caminho para a liberdade, defender a democratização da comunicação é passagem aberta para um País soberano.
Fonte: #imprensa #liberdade #expressao