Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 06:16h

Dia Mundial de Luta contra à Malária

Publicado em: Domingo, 25 de Abril de 2021, 16:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

O Dia Mundial de Luta Contra a Malária, 25 de abril, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, com a finalidade de reconhecer o esforço global para o controle efetivo da malária. A patologia malária infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas, transfusão de sangue ou até mesmo da mãe para feto, na gravidez.

No Brasil, a Anvisa atua nesse monitoramento por meio da Gerência de Farmacovigilância (GFARM), vinculada à Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON). Os objetivos do trabalho são o aumento da segurança do uso de medicamentos, o estímulo à notificação de erros de medicação e a melhoria de processos de análise e de monitoramento de tratamentos de pacientes.  

A Malária é uma patologia, que tem urgência em estratégias de combate, e um tratamento eficaz. Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por Plasmodium falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Após a confirmação da malária, o paciente recebe o tratamento em regime ambulatorial, com medicamentos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato.

#crefito14 #diamundialdelutacontraamalaria #combateamalaria #malaria


Fonte: Combate, prevenção, crerfito14