Sexta-feira, 29 de Março de 2024, 05:47h

Dia Mundial de Higiene das Mãos, Previna-se!

Publicado em: Quarta-feira, 05 de Maio de 2021, 09:30h - Por: Ascom CREFITO-14

Instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 5 de maio, o Dia Mundial de Higiene das Mãos, 5 de maio, tem como objetivo reforçar a importância da higienização das mãos, ainda mais neste momento da pandemia do novocoronavírus/Covid-19, para assim reduzir a propagação de infecções e vírus. É Realizado anualmente, campanhas  para ajudar a prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - IRAS em serviços de saúde por meio da prática da higiene das mãos e aprimoramento das ações de prevenção e controle de infecções.
 
A prática de higienizar as mãos reduz infecções e promove a segurança de pacientes, profissionais e usuários, trata-se de uma medida de proteção contra doenças de impacto individual e coletivo. Embora a técnica seja a mais importante e eficaz medida contra a disseminação de infecções e microrganismos resistentes em qualquer estabelecimento de saúde, ainda é muito negligenciada. 
 
No momento, as ações mais assertivas devem ser implementadas com intuito de garantir eficiência e efetividade na prática de higiene das mãos. Pode parecer um ato simples, mas a higienização das mãos é a ação mais eficiente para o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde e prevenção da transmissão de microrganismos. Cuide-se! Previna-se!

#crefito14 #higienedasmaos #prevencao


Fonte: Higiene, Mãos, Crefito14.