Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 22:06h
Anualmente comemorado, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de Maio, foi criado em Cabo Verde, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2009 - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Com o objetivo de celebrar o uso de um dos idiomas mais falados no mundo, os países lusófonos costumam desenvolver atividades que têm como centro a valorização da língua portuguesa.
A data foi instituída pela Lei n° 11.310, de junho de 2006. Em virtude ao nascimento de Rui Barbosa, escritor e político brasileiro que se dedicou profundamente ao estudo da língua. A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.
Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.
Fonte: Português, conhecimento, crefito14.