Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025, 05:44h
Anualmente celebrado, em 21 de março, o Dia Internacional Contra a Descriminação Racial, reforça a luta contra o preconceito racial. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao "Massacre de Shaperville", em 21 de março de 1960. No Brasil, essa luta só começou a se intensificar após a Constituição Federal de 1988, que incluiu o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.
Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras. Em homenagem à luta e memória desses manifestantes, foi instituída a data.
De acordo com a Declaração Universal das Nações Unidas, o ponto central da Descriminação Racial é a eliminação de qualquer tipo de preconceito é um dos pontos centrais da Declaração Universal das Nações Unidas. “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública. Preconceito racial, discriminação de uma etnia ou cultura por considerá-la inferior ou menos capaz. Não ao preconceito racial!
Fonte: Preconceito, Descriminção Racial, Crefito14.