Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024, 03:57h
De acordo com a Resolução do COFFITO nº. 364, de 20 de maio de 2009. Reconhece a Fisioterapia Onco-Funcional como especialidade do profissional Fisioterapeuta. A Especialista em Fisioterapia Oncologia vê a necessidade de prover, por meio de uma assistência profissional adequada e específica, as exigências clínico-cinesiológico-funcionais dos indivíduos portadores de débitos funcionais, decorrentes de doenças oncológicas. O fisioterapeuta especialista em oncologia desenvolve competências e habilidades específicas para prestar assistência de qualidade para a população.
A atuação do Fisioterapeuta Oncológico se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, rastreamento, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do paciente oncológico. A fisioterapia na oncologia faz parte da equipe multidisciplinar da saúde e atua de forma bastante abrangente na sintomatologia dos pacientes oncológicos, onde tem como principal objetivo a manutenção de qualidade de vida. O fisioterapeuta pode atuar tanto no pré-operatório, quanto no pós-operatório e também nos tratamentos não cirúrgicos. Devido ao avanço das técnicas de fisioterapia oncológica, o paciente vem apresentando uma grande melhora na qualidade de vida durante o tratamento.
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14° Região, parabeniza todos os profissionais e entidades da área de oncologia, que são essenciais. Parabéns pelo seu dia.
Fonte: especialidade, fisioterapia, oncologia, crefito14