Quinta-feira, 18 de Abril de 2024, 01:53h

Dia da Criança com Deficiência #inclusao

Publicado em: Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021, 15:00h - Por: Ascom CREFITO-14

 

Anualmente, dia 09 de dezembro, comemora-se o Dia da Criança com Deficiência. A data foi instituída com o objetivo de voltar a atenção para as crianças que possuem algum tipo de necessidade especial a fim de melhorar a qualidade de vida e ajudar no seu desenvolvimento, mesmo com todas as suas limitações.

Além da atenção integral e igualitária à saúde inerente a todo indivíduo, crianças com deficiência também devem ser assistidas em serviços especializados. O direito à habilitação e reabilitação das crianças com deficiência, objetivam o desenvolvimento de potencialidades do indivíduo, capacidade funcional máxima possível, autonomia, habilidades, recursos pessoais e comunitários para melhor desempenho das atividades e prevenção de danos à qualidade de vida.

A intervenção da fisioterapia irá promover o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças com Deficiência, tornando-as o mais próximo possível dos padrões de normalidade, facilitando as adaptações. O Terapeuta Ocupacional, sendo um profissional que considera os indivíduos em todo o seu  contexto  biopsicossocial,  é  extremamente  capacitado  para  trabalhar  com  a  Estimulação Precoce de crianças com deficiência. As atividades propostas pelo terapeuta devem promover o   desenvolvimento   de   todas   as   áreas   de   desempenho,   tais   como   motoras,   sensoriais, cognitivas e sociais.


Fonte: #crefito14