Sábado, 23 de Novembro de 2024, 19:28h
O dia 13 de maio de 1888, foi intitulado como um marco importante para o Brasil. A Abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do Brasil após a Proclamação da Independência, em 1822. No dia 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates no Congresso, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretou a libertação dos escravos no país.
A escravidão no Brasil foi amplamente documentada pelos fotógrafos do século XIX. Contribuíram para isto o fato de ter a fotografia chegado cedo ao país, em 1840, sendo o imperador Pedro II um grande entusiasta, além de ter sido o último país das Américas a abolir a escravatura, em 1888. Por cerca de 350 anos, o país foi o maior território escravagista do Ocidente, mantendo uma estimativa de 4,5 milhões de escravos africanos trabalhando tanto no campo como na cidade, o lugar de trabalho era o lugar do escravo. Muitas vezes o objetivo das fotografias não era a denúncia e sim o estético ou, ainda, o registro do exótico.
No Brasil, a Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e sancionou a Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888, declarando extincta a escravidão no Brasil. Durante este dia que representa a libertação da escravatura há 133 (cento e trinta e três) anos atrás. Tem o propósito de realizar a exposição de fotos de escravos em situações de trabalho, em momentos de descanso ou mesmo em poses obtidas em estúdios, seja galerias, mídias sociais ou instituições de ensino.
#crefito14 #diadaabolicaodaescravatura #liberdade #escravos #direito
Fonte: Abolição, Escravatura, Crefito14.