Marcelino Martins, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito14), e Nayana Coelho, coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defis) do Crefito14, participam do encontro mensal de Coordenadores do Defis.
O encontro acontece em Brasília, na sede do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, entre os dias 12 e 13 de novembro, e discute a contribuição para Cartilha de Fiscalização; a revisão da Resolução Coffito nº 194, que trata sobre a instalação dos departamentos de fiscalização nos Conselhos regionais; a padronização de edital para concurso de fiscais e a sobre a implantação da Escola Superior de Aprimoramento da Fiscalização (ESAF).
Roberto Mattar Cepeda, presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), explica que o projeto de implantação da Escola Superior de Aprimoramento da Fiscalização (ESAF), que oferecerá capacitação, aprimoramento e recursos que visam padronizar a fiscalização no Brasil, segue em andamento no Conselho.
“A Esaf cumpre uma das principais funções do Sistema Coffito/Crefitos, que é proteger a sociedade e assegurar o bom exercício das profissões, mediante um controle sistemático das práticas profissionais. A Esaf é um projeto antigo, um sonho dessa gestão. Essa escola permitirá a atualização e o aprimoramento permanente dos nossos fiscais. Além disso, ela proporcionará a aproximação do Conselho com a realidade da fiscalização, e desta com o legislador”, completa Roberto Mattar Cepeda.
O presidente do Crefito14, Marcelino Martins, avalia que a Esaf é essencial para qualificar as ações dos fiscais dos Conselhos. “Promover a capacitação de quem fiscaliza o exercício da profissão tem reflexos positivos nas ações fiscalizatórias. É investir em um padrão de qualidade para as práticas profissionais”, encerra.